A Neurociência apresenta-se como uma área de conhecimento com grande potencial para ser aplicada em sala de aula, uma vez que a compreensão de como nosso cérebro armazena novas informações permite que os professores adotem estratégias que contribuam para o processo de aprendizagem do estudante. Portanto, parece oportuno considerar que princípios neurocientíficos podem oferecer subsídios para a criação de um ambiente escolar mais propício ao desenvolvimento de importantes habilidades e competências do aprendiz. Diante desta perspectiva, esta pesquisa apresenta como objetivo analisar como princípios da Neurociência podem ser utilizados para a construção de conhecimentos em Sistemática Filogenética e biodiversidade, de modo a favorecer também o desenvolvimento da consciência ambiental do estudante. Para isso, este projeto visa a aplicação de uma sequência didática embasada nesses conhecimentos neurocientíficos, de forma que seja possível analisar como a atenção, curiosidade e emoções podem ser determinantes para o processo de construção de conhecimentos que são diretamente ligados a aspectos centrais da Biologia, possuindo também como foco a formação de cidadãos mais ambientalmente conscientes.
