Com certeza você já ouviu alguém perguntando por aí se tomate é fruta ou legume, certo? Você saberia responder?
E se eu disser que na botânica (ramo da ciência que estuda as plantas) os dois termos estão errados?
Mas como assim?
Fruta é um termo popular utilizado para se referir a frutos comestíveis de sabor mais adocicado. Assim, o termo correto é fruto.
Ainda não entendeu? Então vamos explicar.
Botanicamente falando, fruto é toda estrutura que se forma a partir do desenvolvimento do ovário de uma flor (figura 1), como o tomate, a abobrinha, o pimentão, a berinjela e muitos alimentos que chamamos de legumes e, na verdade, são frutos.
Existem muitos tipos de frutos e eles podem apresentar características diferentes entre si. Dentre eles, muitos podem servir de alimento para nós, outros não. Na natureza, sua função é proteger as sementes, além de ajudar na dispersão delas por aí, pois também são fonte de alimento para muitos animais que irão espalhar as sementes pelo ambiente. Ainda existem outros que não são fonte de alimento para os animais, mas possuem mecanismos muito importantes que facilitam a dispersão das sementes.
Mas não pense que todos os frutos possuem sementes! Existem frutos que se desenvolvem sem que ocorra a fecundação (encontro dos gametas femininos e masculinos). Nesse caso, o fruto se forma, mas as sementes não. Um exemplo é a banana.
E os legumes?
Legumes também é um termo popular e se refere a frutos pouco doces que utilizamos, geralmente, como alimento em receitas salgadas.
Na botânica, existe o termo legume, que se refere a um tipo de fruto que se abre para liberar suas sementes, geralmente da família das leguminosas (Fabaceae). Um fruto do tipo legume bastante conhecido é o feijão (figura 2).
Autoria
Alan Marco Ferreira Zandelli
Bolsista de Iniciação Científica do Projeto Temático Biota/FAPESP Proc. nº 2016/05843-4.
Muito boom e interessante!